Direito do Consumidor

CORONAVÍRUS: TENHO VOO MARCADO, O QUE FAZER?

corona virus 2

Com a epidemia da doença inicialmente intitulada como CORONAVÍRUS, a preocupação dos turistas que já possuem passagem comprada para os destinos com maior foco da doença aumentam cada vez.

DOIS TIPOS DE CENÁRIOS QUE SÃO IMPORTANTES SALIENTAR NESSE CASO:

O primeiro é quando a própria companhia aérea ou a agência de turismo cancela a viagem. Com isso, o consumidor possuí todos os direitos de reembolso.

O segundo é quando o consumidor não está confortável em realizar a viagem, porém ela está mantida. Nesse caso não há nenhum amparo legal que obriga as companhias aéreas a não cobrarem taxas de cancelamento ou oferecerem outras opções, porém, por bom senso e fidelidade aos seus clientes há algumas companhias aéreas que já estão oferecendo algumas alternativas, como vamos ver a seguir.

ALTERNATIVAS QUE AS COMPANHIAS AÉREAS ESTÃO OFERECENDO:

Como o assunto é muito novo e todos ainda estão se adaptando as novas políticas, a cada dia as companhias aéreas estão sendo mais flexíveis com essa questão, assim como as agências de viagem.

Nos próprios sites oficiais das companhias aéreas estão sendo colocados as últimas notícias e inclusive já há formulários para reembolso.

COMPANHIAS AÉREAS NACIONAIS

Lembrando que as companhias aéreas estão alterando as informações a cada dia e as que estão sendo repassadas aqui foram retiradas dos sites oficias no dia 28/02/2020 às 11h55min.

LATAM:

Voos operados para Milão – Itália, nas datas de 23 de fevereiro até 8 de março de 2020, poderão remarcar sem custo até quinze dias da data do voo original, caso ultrapasse os quinze dias, será aplicada a diferença da tarifa. Caso o passageiro queira o reembolso, não há multa e pode ser requerido por meio do site, para maiores informações veja aqui.

Os passageiros que possuem conexão ou destino à China, poderão remarcar seus voos por até um ano a partir da emissão original, sem custo. site Latam.

AZUL:

Em contato telefônico com a companhia aérea, me foi informado que passageiros com emissão de voo pela AZUL com destino final Itália (incluindo companhias aéreas parceiras) poderão optar pelo reembolso da passagem integral, basta encaminhar a passagem e solicitá-lo por meio de contato telefônico no número 4003-1118/ cancelamentos.

GOL:

Em contato telefônico com a companhia aérea, me foi informado que os voos continuam operando normalmente e até o momento as políticas de cancelamento e alteração de voo não foram modificadas.

COMPANHIAS AÉREAS INTERNACIONAIS:

Como são muitas companhias aéreas internacionais e cada uma está adotando uma política, não vou conseguir listá-las aqui cada uma em específico, mas as alternativas em sua maioria estão sendo:

REMARCAÇÃO DE VOO SEM CUSTO

REEMBOLSO DO VALOR DA PASSAGEM

CANCELAMENTO DE VOO SEM TAXA DE MULTA

Para informações mais detalhadas sobre as companhias aéreas internacionais, entre nos sites oficiais, pois há muitos sites passando informações antigas ou equivocadas.

Fonte: site oficial LATAM, telefones para contato com o cliente AZUL e GOL.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s