Direito do Consumidor

CARRO NO ESTACIONAMENTO: QUAIS OS MEUS DIREITOS?

parking-427955_1920

Muitas vezes surgem dúvidas a respeito de estacionamentos, como: sou obrigada a deixar a chave, se houver algum dano no meu carro ou se furtarem algo de dentro eles não se responsabilizam?

Essas e outras dúvidas vou solucionar nesse breve artigo para vocês.

O ESTACIONAMENTO É RESPONSÁVEL PELOS DANOS EM MEU VEÍCULO?

Você já deve ter se deparado com placas com dizeres como: “não nos responsabilizamos por danos em seu veículo” ou “não nos responsabilizamos por objetos deixados dentro do veículo”.

Acontece que, por mais que o proprietário do estacionamento tente se eximir de qualquer responsabilidade, essas tentativas são em vão.

No momento em que você deixa seu veículo em um estacionamento, seja ele pago ou não, seu carro está sob a proteção daquele lugar e qualquer dano que ocorra a ele durante o tempo em que ficou lá é sim de responsabilidade do estacionamento.

SOU OBRIGADA A DEIXAR A CHAVE DO MEU CARRO COM O ESTACIONAMENTO?

Não, você não é obrigada, mas também não há nada que proíba que o estacionamento faça esse serviço.

Sendo assim, o estacionamento pode exigir que você deixe a chave com ele caso não haja uma vaga em que você possa levar a sua chave.

Nesses casos recomenda-se deixar em outro estacionamento, mas caso não seja possível, alerta-se para sempre zerar a quilometragem, ficar de olho no nível de gasolina, e antes de pegar o carro, novamente olhar com cuidado para ver se todos os pertences estão conforme você deixou.

HOUVE DANO NO MEU VEÍCULO, O QUE FAZER?

Primeiramente é altamente recomendado que você visualize os danos no próprio estacionamento, pois após sair é mais difícil de comprovar que o problema ocorreu ali.

Após verificar que houve furto, dano na lataria ou qualquer outro dano aparente em seu veículo e que foi causado dentro do estacionamento, a primeira medida é bater foto do dano, quando for possível, e procurar a administração do estacionamento, a qual você irá relatar o ocorrido.

Após isso, dirija-se a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência informando todos os fatos.

Guarde com você o papel do estacionamento com o horário e dia, assim como outros documentos do dia, como por exemplo alguma compra feita por perto.

Caso o estacionamento não se responsabilize, procure o PROCON de sua cidade ou o Juizado Especial Cível para reaver o prejuízo adquirido.

Caso você tenha que arrumar o veículo antes de entrar na justiça ou no Procon, guarde a nota fiscal do conserto e se possível, faça três orçamentos.

 

Fonte: Procon e Uol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s